sábado, 19 de janeiro de 2013

PARABÉNS POR QUE?

Uma menina com menos de 15 anos posta no facebook está grávida e logo seus amigos lhe dão os parabéns . . . 
. . . parabéns por que? Essa criança poderá ser: 

mais uma criança na lista do bolsa-qualquer coisa. . . 

mais uma em que a avó (geralmente a materna), vai tomar conta. . .

mais uma com problemas de aprendizagem devido a problemas fisiológicos, causados durante a gravidez de alto-risco (por não estar com o corpo pronto para ser mãe) 

mais uma com problemas emocionais, causados pelas constantes brigas em os pais para ver quem vai ficar com ela (para o outro dar um rolê)

mais uma para ficar depois da hora na escola a espera do pai (que talvez esteja jogando vídeo-game ou soltando pipa) ou da mãe (que estava descansando depois do almoço ou ocupada por ter ido ao shopping com as amigas)

mais uma a chorar dia e noite porque os pais não saberão educa-la e os avós vão fazer, cada um a sua forma

mais uma a ser o provável alvo da bala perdida, porque a mãe e/ou o pai estarão "muito ocupado" para olha-la e deixá-la n a rua com os amigos é mais cômodo 

chega de mais uma. . . pode ser que nada disso aconteça, mas dar parabéns para isso, NUNCA!



OBS.: toda essa conjectura deixou de ser ao vivenciar esses problemas nos meus 18 anos de professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.



2 comentários:

  1. Nem concordo e tão pouco descordo, mas a verdade tem que ser dita, essa é a cara da nossa realidade. Ser mãe é dificil para quem se planeja, imaginemos então para quem ainda é uma criança. Sempre tive a ilusão da criação independente, passei anos me preparando e hoje vejo que eu poderia ter feito diferente. Um pai e uma mae fazem toda diferença na vida de um filho. Nunca parabenizei alguem nestas circunstancias, mas já orientei muitas adolescentes.

    ResponderExcluir

Discordar é de graça e concordar é mais barato ainda.

Powered By Blogger